Aumentar a receita da empresa, em qualquer período do ano, é o objetivo de todo empresário. Com as medidas certas e planejamentos bem construídos, isso é possível. Porém, primeiro é necessário entender o que de fato é lucro e o que é faturamento na empresa.

De maneira simples, o faturamento se refere à arrecadação total do negócio (conseguida por meio de compras, vendas e outras negociações); já o lucro, baseia-se na receita obtida após a dedução de despesas e impostos.

Logo, quanto maior o faturamento, maiores também são as chances de alavancar os lucros. Para ajudar nessa tarefa, neste post, apresentaremos 4 dicas de como aumentar a sua receita em qualquer época do ano. Continue lendo e confira!

Como aumentar a receita da empresa

1. Conheça o seu cliente

O cliente, sem dúvida alguma, é a peça-chave para o sucesso de qualquer empreendimento. Afinal, ele é o responsável direto por manter o capital de uma empresa e alavancar seus ganhos. Então, para garantir um aumento de receita, é vital conhecê-lo.

Com um conhecimento prévio e coeso do seu comprador, você consegue montar estratégias direcionadas para atraí-lo e mantê-lo junto a sua marca. Gradativamente, a sua empresa conseguirá transformar essa movimentação em fidelização e em um consequente aumento de receita.

2. Analise os fluxos de receita e identifique os gastos necessários

Muitas vezes, o que impede uma empresa de aumentar as suas receitas são seus próprios gastos equivocados. Nem sempre as escolhas de investimentos e parcerias são acertadas, e isso reflete diretamente no caixa do negócio. Portanto, antes de qualquer atitude prática, é interessante realizar uma análise de fluxo de receita para identificar gargalos e gastos desnecessários. Fazendo isso, as chances de aumento no rendimento são altas, além de abrir novas possibilidades estratégicas.

3. Faça do BI a sua fonte central de informações

O conceito de Business Intelligence (BI) refere-se à prática de utilizar informações disponíveis dentro da empresa para melhorar a adaptação ao mercado e obter vantagem competitiva perante os concorrentes.

Essa metodologia de trabalho é importante, pois permite que o gestor consiga uma integração de departamentos, com um compartilhamento de informações válidas e se antecipe às adversidades em eventuais cenários negativos. Com essa consistência, a empresa cria planejamentos bem-sucedidos e consegue aumentar a receita, batendo metas e alcançando seus resultados.

4. Negocie com fornecedores

Toda empresa precisa de bons fornecedores para manter seus processos estabilizados. Mas, o fato é que, assim como os fornecedores são importantes para o seu negócio, o inverso também se aplica.

Por isso, a fim de melhorar o seu fluxo de caixa, é importante negociar débitos pendentes e contratos com os seus parceiros. Geralmente, as empresas fornecedoras são geridas por pessoas experientes no mercado e que estão sempre dispostas a renegociações.

Logo, não se arrisque, analise o tipo de contrato que foi firmado e proponha mudanças que sejam benéficas para ambos os lados. Assim, você consegue aumentar a receita da sua empresa e ainda mantém a parceria com os fornecedores de costume.

Enfim, mesmo em cenários aparentemente adversos, sempre é possível aumentar a receita da empresa. Mas, para realmente alcançar os objetivos pretendidos, é necessária a participação de todos os profissionais, desde os gestores até os funcionários mais novos.

Gostou do post? Para não perder nenhum dos nossos conteúdos interessantes, assine nossa newsletter!

Escreva um comentário

Share This