Quem não está falando de automação de gestão de processos nos dias de hoje? Difícil responder a essa pergunta em um mercado cada vez mais digital, não é verdade? O fato é que os softwares e sistemas estão dominando o ambiente organizacional e as empresas precisam ficar atentas às tendências para se manterem competitivas.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostrou que os investimentos em automação se mantiveram inalterados nas empresas mesmo durante a crise. Isso significa que o nosso empresariado amadureceu e já sabe que essas soluções são indispensáveis.

No post de hoje, vamos falar um pouco sobre os benefícios da automação. Vamos conferir?

Quais os benefícios da automação de gestão de processos?

Melhora a tomada de decisão

Em primeiro lugar, um dos grandes benefícios da automação de gestão de processos é o fato de que o gestor pode contar com os dados que necessitar a qualquer tempo. Com isso, pode tomar decisões muito mais rápidas e precisas, já que saberá exatamente o que fazer no momento em que mais precisa.

Vale lembrar, ainda, que a tomada de decisão é um dos elementos principais de uma boa gestão de empresas. Afinal, o gestor precisa ser assertivo quando direcionar a empresa e, por meio de dados completos, ele pode tomar decisões com base em informação, não em achismos.

Possibilita a integração dos setores

Outro ponto que é possibilitado pela automação é a integração dos diferentes setores da empresa. Ao contar com um sistema unificado, a empresa pode reunir todos os dados em um mesmo lugar, o que é fundamental para manter a integridade das informações que circulam na organização.

A integração também é importante para reduzir problemas comuns na empresa, como ruídos de comunicação, retrabalho e a desinformação. Com isso, você trabalha com times mais harmônicos e coesos.

Otimiza a gestão do tempo

Afinal, quais são as prioridades da empresa. O que deve ser feito agora? Quais atividades estão em andamento? Quais delas foram encerradas? Gerir as tarefas é o mesmo que gerir o tempo. E, como o velho ditado diz, tempo é dinheiro para qualquer empresa.

Com a automação você garante que os times priorizem aquilo que realmente importa para a empresa, o que ajuda a aumentar o foco de todos dentro da organização.

Reforça a produtividade

Para fechar, é claro que ao investir na automação de gestão de processos, você também garante uma empresa muito mais produtiva. Afinal, conforme já vimos, esse tipo de atividade ajuda a tornar todos os processos mais rápidos.

A produtividade está intimamente ligada à competitividade de uma empresa no mercado atual e, por conta disso, o uso da tecnologia para se manter em pé de igualdade com os concorrentes é indispensável.

Como realizar a automação?

E-mail marketing

O e-mail, de fato, é uma poderosa ferramenta para trabalhar na automação em uma empresa. Afinal, ferramentas como o MailChimp e o RD Station, apenas para citar dois exemplos, podem ajudá-lo a disparar e-mails rapidamente, o que ajuda a divulgar o seu negócio junto ao público-alvo.

Automação de tarefas repetitivas

A maioria das organizações já conta com sistemas para automatizar atividades repetitivas. Afinal, como o resultado dessas tarefas é previsível, é muito mais fácil acionar algum software para realizá-las. 

Reforço na cultura organizacional

Trabalhar em uma cultura voltada para a automação também é fundamental. Os colaboradores devem ter mente aberta e saber manejar as novas ferramentas do mercado. Treinamentos e campanhas de reforço, por exemplo, podem ajudar os colaboradores a entenderem os impactos da tecnologia.

Em resumo, a tecnologia é a base para que um negócio conquiste o sucesso nesse mercado cada vez mais competitivo. São inúmeros os benefícios dessa prática. Por isso, considere agora mesmo adotar um sistema de automação de gestão de processos no seu negócio. 

Quer conhecer o que existe de melhor na automação? Então, entre em contato conosco!

Autor

Escreva um comentário

Share This