Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, mais de 50% das empresas brasileiras fecham antes de completar 4 anos de vida, em grande parte devido à falta de controle financeiro — 7% fecham por falta de lucro e 20% por falta de capital.

Isso demonstra uma falta de controle financeiro dos negócios brasileiros, o que prejudica o andamento da empresa. Entre esses aspectos, está a dificuldade de controle de contas a pagar e receber por parte das organizações.

Neste post, descubra como controlar as contas a pagar e receber da sua empresa e fugir dessa estatística. Acompanhe!

Faça uma previsão das suas despesas

Comece revisando todas as suas despesas dos últimos meses e classifique-as em gastos fixos ou variáveis. Os gastos fixos são aqueles que você precisa arcar todos os meses e cujo valor não se altera — como aluguel do imóvel ou de equipamentos e salários dos funcionários. Já os gastos variáveis dependem da produção da empresa e das necessidades do negócio — conta de água, luz, comissão, entre outros.

Após esse processo, tente fazer uma previsão das suas despesas. Apesar de ser mais difícil realizar esse processo com os gastos variáveis, é possível estimar um valor mensal com base nos últimos meses. Com isso, você terá em mãos um relatório de todos os custos mensais do seu negócio, facilitando a organização financeira.

Tente pagar suas contas com antecedência

Registre as datas de vencimento de todas as faturas do seu negócio em uma plataforma específica para isso, como um software ou uma planilha, juntamente com o valor de cada uma delas.

Com isso, você poderá se planejar para realizar o pagamento antecipado das contas a pagar. Dessa forma, além de evitar multas ou punições por conta de atrasos, você poderá aproveitar vantagens e descontos com essa ação, diminuindo os custos operacionais da empresa.

Registre todas as contas a receber do negócio

Registre todos os débitos que os seus clientes possuem com o negócio, assim como o valor e data de vencimento de cada uma dessas contas. Dessa forma, você consegue adequar o seu planejamento financeiro à receita da sua empresa, evitando assumir compromissos financeiros em momentos de pouco recebimento. Além disso, você pode realizar uma estimativa do valor a ser recebido todos os meses, calculando antecipadamente o lucro previsto para a empresa.

Mantenha o diálogo com os clientes

Mantenha um canal de comunicação aberto com os seus clientes e não deixe de cobrá-los pelas contas a receber da empresa. Para isso, envie e-mails ou SMS com antecedência para lembrá-los de que a conta está próxima do vencimento. Além disso, para evitar a inadimplência, você pode facilitar o pagamento antecipado. Assim, pode controlar as contas a receber com eficiência e apostar na negociação da dívida caso um cliente atrase muito o pagamento.

Com essas dicas, você está pronto para criar um controle de contas a pagar e receber eficaz. Dessa forma, além de melhorar a gestão do negócio, é possível gerar insumos para a criação de um planejamento eficiente e realista, garantindo a saúde financeira da empresa.

Se gostou deste texto, aproveite para assinar a nossa newsletter! Assim, você fica em dia com todas as atualizações do nosso blog e recebe conteúdos relevantes para melhorar a gestão do seu negócio.

Escreva um comentário

Share This