Muitas empresas ainda baseiam suas tomadas de decisões na experiência prévia e no conhecimento adquirido dos profissionais mais antigos da corporação. Por mais relevante que seja o histórico dos colaboradores, é imprescindível que uma organização desenvolva hoje uma cultura de dados.

O mercado ainda tem certa dificuldade de entender a importância desse tipo de cultura no cenário empresarial e quais são os seus benefícios para o negócio. Com a cultura de dados, por exemplo, é possível tomar decisões mais assertivas levando em consideração dados concretos.

Consequentemente, pode-se otimizar os resultados adquiridos se esses dados forem utilizados corretamente. Neste artigo, vamos apresentar o que é a cultura de dados, qual é a importância dela para o seu negócio e como você pode implementá-la na sua empresa. Boa leitura!

O que é a cultura de dados?

A cultura de dados envolve a organização da análise de informações, que é colocada no centro do planejamento estratégico e nas tomadas de decisões de uma empresa. Com isso, o negócio passa a ter um ótimo benefício, resultando em um diferencial competitivo no mercado. Dessa maneira, é mais prático guiar as ações com base em dados que podem ser a garantia de sucesso para o negócio.

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, as empresas que são guiadas por dados têm um crescimento de 5% a 6% da sua produtividade em comparação com a concorrência que não adotou a tecnologia em seu negócio.

Como implementar a cultura de dados?

Associar a tecnologia à cultura organizacional da empresa garante um diferencial no mercado e nos processos internos, otimizando os resultados adquiridos. Para o sucesso da implementação, deve-se levar em consideração alguns tópicos.

Qualidade dos dados

A qualidade do material é o item principal para uma boa implementação nas organizações. Assim, pode-se construir a própria base de dados e desenvolver ferramentas administrativas para transformar o material adquirido em informações sólidas. Caso não seja possível criar um departamento dentro da sua organização, é possível contratar empresas especializadas que disponibilizarão as informações prontas e prestar assistência quando necessário.

Engajamento da equipe

O engajamento de todos os colaboradores é necessário para o pleno funcionamento da cultura de dados. Por isso, é importante que todos estejam envolvidos no processo e alinhados aos objetivos da empresa.

Sistemas e processos de mensuração

Para usar as informações adquiridas é preciso desenvolver um sistema e processos capazes de mensurar os resultados. É extremamente importante acompanhar com atenção os indicadores para aferir como o negócio está reagindo aos dados.

Mudança de mentalidade

Nem todos os colaboradores se sentirão motivados no projeto de implementação da cultura de dados na empresa. Por isso, líderes e gestores devem defender a ideia e guiar os colaboradores ao utilizar os dados em suas análises e tomadas de decisões. Essa mudança de mentalidade é um estímulo para que a equipe entenda a importância das informações e métricas que são imprescindíveis para o sucesso do negócio.

Adotar a tecnologia da cultura de dados traz a possibilidade às empresas de oferecerem serviços diferenciados e serem mais efetivas ao atingir o seu público-alvo. Dessa forma, as organizações podem direcionar as suas ações, otimizar os resultados e melhorar o sucesso do negócio.

Gostou deste texto? Então, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer mais sobre os nossos serviços!

Escreva um comentário

Share This