Manter o serviço nivelado com as principais marcas do mercado é o objetivo de todo empresário. Mas, para isso, é necessário buscar soluções eficazes que fortaleçam cada vez mais o negócio. A boa notícia é que aumentar competitividade com BI é possível e ajuda bastante na estabilidade corporativa.

BI significa Business Intelligence (ou Inteligência Empresarial, em português) e refere-se à ação de extração, análise e compartilhamento de informações úteis para facilitar a tomada de decisão de uma empresa.

O principal benefício do BI é possibilitar que um gestor realize comparativos e melhorias no empreendimento utilizando dados concretos e transparentes, fazendo com que as ações tenham um alto grau de acerto.

Para melhor entendimento, apresentaremos dicas de como você pode aumentar a competitividade com BI no seu negócio. Acompanhe e boa leitura!

Melhore a gestão e aplicação dos dados

Utilizar corretamente os dados extraídos é o básico para uma empresa que deseja ser competitiva nos dias atuais. Porém, em um cenário no qual os gestores não identificam ou controlam as etapas de extração, armazenagem e aplicação, obter sucesso é quase impossível.

Por outro lado, desenvolver planejamentos baseados em Business Intelligence facilita bastante nesse sentido. Com informações exatas sobre como funciona a movimentação dos dados na empresa, o gestor consegue trabalhar em cima de parâmetros coesos e realistas, tomando melhores decisões em diferentes etapas.

Acompanhe métricas de performance

Tudo que pode ser medido, pode ser melhorado. Por isso, o uso de indicadores de performance é tão importante em um negócio. Todavia, só é possível medir eficientemente os processos se existir um completo conhecimento sobre eles. Com o Business Intelligence, você consegue identificar e detalhar diversos fatores da sua empresa, tais como:

  • recursos utilizados;

  • custos fixos;

  • custos variáveis;

  • tempo;

  • qualidade do serviço.

Com todos os pontos destacados, é mais fácil definir qual indicador aplicar em cada situação. Gradativamente, você consegue entender melhor os resultados apresentados e aplicar as mudanças necessárias.

Gere relatórios coesos

A solidez e a interpretação dos números são requisitos essenciais para ajudar o gestor a tomar decisões inteligentes. Afinal, se há um equívoco durante o acompanhamento ou a apresentação dos números, pode-se desencadear uma sequência de erros com inúmeras consequências negativas, desde um aumento de gastos até a perda da credibilidade com os clientes.

Com o BI, esses riscos diminuem consideravelmente. Por exemplo, implementando o Business Intelligence por meio de uma plataforma, o gestor consegue ter acesso a relatórios completos e transparentes sobre diferentes departamentos e processos da empresa. Como o trabalho é digital, as informações são detalhadas em gráficos, imagens, cubos, dashboards, entre outros.

Invista em tecnologia

Você conhece a expressão “quem avisa não pega de surpresa”? Basicamente, o BI faz com que você não precise ficar refletindo sobre isso no futuro da sua empresa. Em outras palavras, com o Business Intelligence, você consegue ter melhor noção sobre a necessidade tecnológica do seu negócio em comparação com o mundo corporativo.

Por meio dos relatórios e informações privilegiadas, o gestor de cada setor consegue identificar gargalos e carências que podem ser resolvidos com a implementação de tecnologias, além de realizar cruzamento de dados com outras marcas do mercado.

Enfim, aumentar competitividade com BI é, com certeza, uma das maneiras mais eficazes para fazer seu negócio crescer. Porém, é preciso não apenas predisposição para realizar as modificações necessárias, também é importante o investimento e a adoção de ferramentas que potencializem os resultados. Então não perca tempo e fortaleça ainda mais a sua empresa.

Quer contar com o melhor acervo para melhorar a gestão do seu negócio? Entre em contato com a nossa empresa, vamos ajudá-lo!

Escreva um comentário

Share This