Entender a diferença entre business intelligence e business analytics é essencial para qualquer empresa que busca otimizar a execução de seus processos e qualificar ainda mais os seus serviços. Afinal, é por meio dessas metodologias que o empresário consegue entender mais claramente a sua posição no mercado.

Além disso, informação é poder. As maiores marcas do mercado, de diferentes setores, utilizam dados e números para criar estratégias e melhorar seus desempenhos. Com a atual tecnologia, esse trabalho se tornou mais viável, porém mais complexo — a quantidade de dados gerados hoje em dia é enorme.

Para entendermos a importância de técnicas que podem impulsionar a sua empresa, discutimos, neste artigo, a diferença entre business intelligence e business analytics. Acompanhe e boa leitura.

O que é o business intelligence?

O business intelligence refere-se ao conjunto de práticas que objetivam extrair, organizar, analisar e compartilhar informações úteis de uma empresa. Ele permite um comparativo concreto baseado em resultados anteriores. A principal característica do BI é justamente a sua metodologia de extração e organização de dados internos e externos, assim como a aplicação inteligente dessas informações na tomada de decisões de um negócio.

Em geral, o business intelligence pode ser utilizado por qualquer organização que deseja aumentar a sua competitividade a partir do estudo de dados, visando a criação de planejamentos e estratégias dentro de parâmetros mais seguros.

O que é business analytics?

Pode-se dizer que o business analytics é um complemento do BI. Porém, diferentemente do primeiro, o BA visa o futuro. Ele se utilizar especialmente de dados de um estudo de tendências e do desenvolvimento de planejamentos preditivos. O grande diferencial do business analytics é o trabalho de análise em tempo real dos dados. Ele tem o objetivo de melhorar o desempenho da empresa e se precaver para superar eventuais obstáculos.

O BA pode ser adotado por organizações de diferentes portes. Porém, é mais eficaz em empresas com predisposições para planejamentos preditivos, com ideia de otimização em longo prazo.

Como o BI e o BA devem ser incorporados nas estratégias empresariais?

Como explicado, as duas metodologias podem ser utilizadas pela mesma empresa. Ou seja, podemos dizer que o business analytics é uma continuação do business intelligence. Não há uma melhor que a outra.

O caminho ideal para entender a aplicação dos dois conceitos é: o BI pode ser utilizado no início dos planejamentos, quando as informações são mais contidas; já o BA, funciona como um complemento disso, com uma análise mais abrangente e uma implementação mais duradoura.

Sendo assim, tanto o BI quanto o BA podem ser incorporados de maneiras semelhantes nas estratégias da empresa. Por exemplo:

  • na construção de perspectivas de crescimento;
  • na avaliação de histórico da organização;
  • no detalhamento das metas dos planejamentos;
  • na elaboração de treinamento para os colaboradores;
  • nas pesquisas comparativas de mercado e concorrência.

Enfim, ainda que não pareça à primeira vista, existe diferença entre business intelligence e business analytics. Mesmo distintos, os dois planos podem ser adotados sem nenhuma dificuldade pelas empresas. Sendo assim, analise as informações apresentadas e utilize da melhor forma essas metodologias no seu negócio.

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto? Deixe a sua opinião nos comentários e vamos enriquecer ainda mais a discussão.

Escreva um comentário

Share This