Você já ouviu falar em previsão financeira? Sabe como funciona esse processo e os benefícios que ele pode gerar para a sua empresa? Se não, está na hora de descobrir!

Para isso, leia este artigo e entenda tudo sobre o assunto e como implementar esse processo na sua empresa agora mesmo!

O que é previsão financeira?

A previsão financeira é o cálculo de quanto a sua empresa vai gastar e receber em um determinado período de tempo — que pode ser mensal, trimestral, semestral e até anual. Ela pode ser chamada também de projeção financeira e, apesar de esses dois processos terem algumas pequenas diferenças entre si, podem ser considerados como sinônimos.

Quais são os benefícios da previsão financeira?

Existem várias vantagens envolvidas na realização da previsão financeira da sua empresa. São elas:

Embasa a tomada de decisão

Você tem acesso a dados sobre o futuro do negócio. Dessa forma, consegue tomar decisões mais assertivas sobre investimentos ou redução de custos, baseando-se em informações sólidas e reais sobre a lucratividade do negócio.  

Identifica sazonalidade

É possível identificar a sazonalidade do negócio. Ou seja, perceber períodos do ano em que suas receitas aumentam e diminuem, além de entender em quais momentos os seus custos costumam aumentar. Assim, você se prepara melhor para eventos futuros.

Minimiza riscos

Toda empresa está sujeita a momentos de redução das receitas e aumento dos gastos, representando um grande risco para a saúde financeira do negócio.

Ao realizar a previsão financeira com eficiência, você será capaz de planejar os seus gastos com eficiência e, dessa forma, economizar recursos para despesas futuras. Você também poderá identificar o melhor momento para realizar investimentos e, com isso, evitar uma série de riscos que poderiam comprometer profundamente a sua empresa.

Aumenta seu poder de barganha

Com a previsão financeira do seu negócio em mãos você fica menos dependente do dinheiro de terceiros, uma vez que consegue planejar a utilização dos seus recursos de forma mais assertiva. Com isso, você aumenta o seu poder de barganha no mercado, conseguindo negociar descontos com fornecedores devido ao adiantamento de pagamentos. Isso reduz os custos da organização e aumenta a sua lucratividade.

Como implementar a previsão financeira na sua empresa?

Com tantas vantagens, você percebeu que realizar a previsão financeira do seu negócio pode ser essencial para a manutenção da saúde financeira da sua empresa, certo? Agora, é preciso entender como implementar esse processo com eficiência. Veja:

Consulte dados antigos da empresa

Consulte todas as transações financeiras da sua empresa nos últimos meses. Faça uma análise dos gastos e receitas, buscando identificar um padrão no seu fluxo de caixa. Desse modo, você terá em mãos os insumos necessários para realizar a previsão financeira do seu negócio para os próximos períodos.

Analise a situação interna e externa do negócio

O mercado está em constante mudança e, por isso, é importante levar esse aspecto em consideração na hora de realizar a sua previsão financeira. Portanto, analise a situação externa do negócio e entenda a tendência de crescimento ou de baixas do setor de atuação. Considere também o seu planejamento estratégico e investimentos futuros.

Preveja suas despesas

Identifique todas as despesas do seu negócio e registre uma previsão do valor e data de vencimento de cada uma delas para os próximos meses. Não se esqueça de considerar tudo, inclusive investimentos planejados.

Registre as receitas futuras

Lance as receitas dos seus clientes que você ainda vai receber. Além disso, tente realizar uma previsão de quanto a sua empresa vai faturar nos próximos meses com base nos registros passados.

Pronto! Com essas dicas você pode realizar uma previsão financeira de qualidade para o seu negócio e aproveitar todos os benefícios que esse processo pode trazer!

Ficou com alguma dúvida ou quer dar alguma sugestão sobre o tema? Deixe um comentário abaixo!

Escreva um comentário

Share This