Como você avalia os resultados das suas intervenções nos processos da empresa? Você sabe quanto o seu negócio cresceu no último ano? Entende o quão distante você ainda está dos seus objetivos estratégicos? Todas essas perguntas podem ser respondidas com o uso de indicadores de desempenho na gestão da sua organização.

Entenda neste artigo o que são esses indicadores, como utilizá-los na sua empresa e quais as vantagens eles podem gerar para o seu negócio. Confira agora!

O que são e para que servem os indicadores de desempenho?

Indicadores de desempenho são avaliações quantitativas dos resultados da sua organização. O seu principal objetivo é demonstrar, de maneira objetiva, a efetividade das suas ações e intervenções, assim como pontos críticos e de melhoria na sua empresa. Além disso, essa ferramenta indica o quão próximo sua empresa e colaboradores estão dos seus objetivos, mostrando as melhores áreas e processos da sua empresa.

Dessa forma, os indicadores de desempenho são ferramentas que transformam dados em informações úteis passíveis de comparação, podendo ser utilizadas para acompanhar o crescimento e evolução da empresa ao longo do tempo. A taxa de conversão, índice de turnover, tempo do ciclo de vendas, ticket médio, faturamento e lucratividade são exemplos de indicadores de desempenho.

Como estabelecer indicadores de desempenho na empresa?

Existem diversos indicadores que podem ser utilizados pela sua empresa, nas mais diversas áreas. Porém, para que esse processo seja realmente eficaz, é essencial que você leve alguns pontos em consideração antes de implementar essa ferramenta na sua organização.

Em primeiro lugar, um indicador deve ser coerente com o planejamento estratégico e as metas e objetivos da organização. Ou seja, não adianta mensurar aspectos que não indicam se você está mais próximo de onde quer chegar.

Além disso, eles devem ser simples, de forma que todos entendam o que eles querem dizer. Um indicador de desempenho também deve ser verdadeiro, orientado para resultados e representar uma ação. Isso significa que ele precisa efetivamente caracterizar o resultado de uma operação e ser coerente com a realidade.

Por fim, ele deve ser objetivo e quantitativo. Dessa forma, você evita problemas com interpretações erradas ou uma avaliação muito subjetiva.

Como acompanhar os indicadores de desempenho?

Para acompanhar os indicadores de desempenho da sua empresa é importante delegar essa tarefa a uma equipe de colaboradores e definir uma periodicidade de coleta de dados. Com as informações em mãos, é essencial que você utilize plataformas de análise para transformar esses dados em informações úteis.

Sistemas de gestão automatizados podem ajudar — e muito — no acompanhamento dos indicadores de desempenho da sua empresa. Além disso, você pode utilizar ferramentas e métodos de Business Intelligence e Big Data para esse fim. Não se esqueça de comparar os indicadores de desempenho com as suas metas ou informações passadas da sua organização.

Quais as vantagens de utilizar indicadores de desempenho na empresa?

A utilização de indicadores de desempenho traz diversos benefícios para a sua empresa. Em primeiro lugar, eles atuam como veículos de comunicação da situação atual da sua organização para todos os seus colaboradores e stakeholders.

Com isso, todos criam mais consciência do que precisa ser feito para que a empresa alcance os seus objetivos estratégicos e se motivam de maneira mais eficaz na busca pelas suas metas. Além disso, demonstra transparência na gestão e gera confiabilidade na sua empresa.

Os indicadores de desempenho servem como insumo para tomada de decisões mais assertivas na empresa. Eles indicam o quão eficientes são os seus processos, assim como atividades e setores que merecem intervenção.

Dessa forma, a ferramenta contribui para a criação de uma cultura de excelência na sua organização, motivando e engajando os seus colaboradores na geração de mais e melhores resultados.

Agora que você já entende melhor o conceito, aplicabilidade e vantagens de indicadores de desempenho, o que você está esperando para começar a utilizar essa ferramenta? Comece hoje mesmo a mensurar os resultados e crie um diferencial de mercado para a sua empresa!

Deixe também um comentário abaixo com dúvidas, sugestões ou relatos sobre a utilização de indicadores de desempenho na sua empresa. Até a próxima!

Autor

Escreva um comentário

Share This