Precisa alavancar as vendas? Deseja reduzir os seus custos de operação, tomar decisões mais estratégicas, aumentar a sua receita e, consequentemente, melhorar o desempenho da empresa? Então saiba que você está no lugar certo, pois aqui nós falaremos sobre o BI para o financeiro. 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que Business Intelligence (BI) é o termo utilizado para descrever, basicamente, o processo de coleta, organização e análise dos dados de um negócio.  

Para quem ainda encontra dificuldades para tomar suas decisões devido à falta de informações compiladas, está no Business Intelligence a oportunidade para superar esse obstáculo. Neste artigo, mostraremos as vantagens do BI no que se refere à gestão financeira. A leitura é válida e por isso merece toda a sua atenção. Aproveite! 

Facilidade para prever demandas

Começaremos pela previsão de demandas, que certamente será facilitada. Por mais que você saiba que há altos e baixos em determinadas épocas do ano, ao utilizar uma ferramenta de Business Intelligence você conseguirá prevê-las de forma apurada. Dessa maneira, é possível ter uma visão mais completa acerca do uso de recursos. Nesse sentido, você vai saber, por exemplo, quais serão as necessidades de investimento, fluxo de caixa e quantidade de produtos em estoque.

Por meio dos resultados obtidos com o BI, não se discute o fato de que a sua gestão financeira será muito mais precisa, pois favorece significativamente o seu planejamento orçamentário. 

Otimização de processos 

Diante da sua capacidade de ampliar a visibilidade da empresa em relação às suas atividades como um todo, o BI também contribui para a otimização dos processos. Tenha em mente que por possibilitar aos gestores uma imagem exata no que diz respeito aos seus procedimentos internos, aprimorá-los será uma simples consequência. 

A cada resultado obtido, suas informações poderão ser comparadas lado a lado. Isso trará os insights necessários para que você faça mudanças ou mantenha aquela estratégia que se mostrou ser uma ótima alternativa. 

Mensuração das tendências de compra dos consumidores

Outro benefício do BI para o financeiro é a mensuração das tendências de compra dos consumidores. Com os seus painéis visuais, os softwares de Business Intelligence permitem que as organizações as identifiquem de acordo com os seus diferentes departamentos comerciais e/ou linhas de produtos, por exemplo. 

Assim, será possível desenvolver melhor as suas campanhas de vendas, preços sazonais, descontos, quantidades de itens a comprar, o que não precisa mais ser adquirido etc. Em resumo, essa contribuição do BI pode ser de grande ajuda para a redução dos custos, a geração de receita e do lucro. 

Suporte para novas oportunidades de negócio

É bastante evidente que por compilar os dados e trazer informações aprimoradas sobre o negócio, o BI é uma excelente ferramenta pelo seu suporte às novas oportunidades. Ao favorecer o reconhecimento dos pontos fortes e fracos, serão reveladas chances que até então não eram percebidas.

Quem ganha com isso é o crescimento da empresa. Nesse contexto, são várias as oportunidades que podem surgir, desde a aposta em novos produtos/serviços até o aumento de barganha perante os fornecedores. 

Por fim, o ponto a salientar é que o Business Intelligence é fundamental para todo e qualquer tipo de companhia que queira melhorar as suas tomadas de decisão. Em tese, é esse aprimoramento que a permitirá avançar cada vez mais e melhor.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre o BI para o financeiro. Se quiser saber mais, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos prontos para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas! 

Escreva um comentário

Share This