Você quer melhorar o desempenho da sua empresa e, para isso, está investindo em uma série de planos de ação, mas não sabe quais estão gerando os resultados esperados? Ou talvez você queira saber qual a situação atual do negócio de maneira objetiva, para entender quais áreas precisam de mais investimento.

Essas questões podem ser resolvidas com o uso de indicadores de desempenho. Entenda agora o que são essas métricas e como utilizá-las na sua empresa para alavancar os seus resultados!

O que são os indicadores de desempenho e qual a sua importância?

Também chamados de KPI (Key Performance Indicators), indicadores de desempenho são medidas objetivas e quantitativas dos resultados da sua empresa. Eles servem para avaliar a performance do seu negócio, indicando o quão próximo você está dos seus objetivos.

Com isso, você é capaz de monitorar os seus processos com eficiência, garantindo que eles estão ocorrendo da forma como deveriam. Além disso, consegue diagnosticar problemas antes que eles tenham maior impacto na empresa como um todo, intervindo para corrigi-los.

Também é possível criar metas para acompanhamento dos indicadores de desempenho da sua empresa. Esse processo o ajuda a entender o quão perto você está dos seus objetivos estratégicos e a identificar os processos e setores que geram mais resultados para a companhia.

Quais os tipos de indicadores de desempenho?

Existe mais de um tipo de indicador de desempenho, sendo que cada um fornece informações específicas sobre determinado aspecto da empresa. São eles:

Indicadores de gestão

A saúde da empresa depende de uma gestão de qualidade. Esse tipo de indicador demonstra a eficiência da gestão da sua organização, sendo uma avaliação das práticas dos líderes, gestores e diretores do negócio.

Indicadores estratégicos

Sua empresa tem objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, esses indicadores mostram se os resultados do negócio estão de acordo com o que é esperado nesse aspecto, estando mais ligados à missão e à visão da organização.

Indicadores operacionais

Esse tipo de indicador está muito relacionado aos processos diários que ocorrem na organização. Eles avaliam a produtividade, a qualidade e a eficiência das atividades dos seus colaboradores, indicando se estão sendo realizados da melhor maneira possível.

Como implementar indicadores de desempenho no seu negócio?

Na hora de começar a mensurar os resultados da sua empresa, alguns cuidados devem ser tomados. Descubra agora o passo a passo da implementação dos KPIs na sua companhia!

Escolha os indicadores usados

Existe uma infinidade de indicadores disponíveis para serem utilizados. Porém, quando se fala em KPI, quantidade não é sinônimo de qualidade. Portanto, estude a realidade da sua organização e os seus principais objetivos e desafios. A partir disso, escolha aqueles indicadores que podem demonstrar melhor os seus resultados e aprenda como calculá-los.

Crie metas

Coletar dados e calcular indicadores não é o suficiente para melhorar a gestão da sua empresa. Você precisa criar metas e valores ideais nos quais esses indicadores devem estar. Portanto, calcule as metas de acordo com a sua realidade atual e mantendo em mente aonde você quer chegar.

Faça avaliações periódicas

Coloque a mão na massa e colete os dados sobre a sua empresa. Mensure e analise os indicadores com determinada periodicidade — mensal, trimestral ou semestral — e compare os resultados obtidos. Dessa forma, você é capaz de identificar a evolução de cada um dos setores e processos da sua organização e, com isso, descobrir onde é necessário realizar uma intervenção para potencializar os resultados corporativos.

Conte com a tecnologia

Softwares e metodologias modernas de análise de dados — como o Business Intelligence — podem ser grandes aliados na mensuração e no acompanhamento dos indicadores da sua empresa. Portanto, busque informações sobre como essas ferramentas podem ajudar a sua companhia a atingir os seus objetivos com mais eficiência.

Agora que você já sabe como funcionam os indicadores de desempenho, que tal começar a mensurar os resultados do seu negócio? Você traz melhorias para a gestão da sua empresa e pode criar um diferencial competitivo para a organização perante o mercado!

Se quiser entender mais sobre indicadores de desempenho, leia agora mesmo o nosso próximo artigo e entenda por que os indicadores de desempenho são importantes nas empresas!

Escreva um comentário

Share This