Naturalmente, você quer melhorar os resultados do seu negócio e aumentar a receita da empresa, certo? Então, já ouviu falar em ticket médio? Sabe como essa métrica pode ajudar a sua empresa a crescer? Se não, está na hora de descobrir!

No artigo de hoje, veremos o que é esse indicador e como calculá-lo no seu negócio. Além disso, entenderemos o que é preciso fazer para aumentá-lo e potencializar os seus resultados a partir de hoje. Interessado? Então continue lendo para conferir!

O que é o ticket médio?

Quando um cliente entra em sua loja, raramente sai com apenas um produto em mãos, não é mesmo? Ainda assim, cada pessoa gasta um valor diferente, contribuindo de várias formas com a receita do seu negócio. Pois é exatamente aí que entra o ticket médio.

Ele nada mais é do que um indicador que exibe a média de quanto cada um dos seus clientes gasta na sua loja. Dessa forma, ele lhe ajuda a identificar quando, realmente, você ganha com cada cliente que efetua uma compra — basta comparar o valor à média indicada.

Qual é a importância desse indicador para a empresa?

Pode ainda não parecer, mas o ticket médio é uma métrica extremamente importante para o seu negócio. Ele é uma das formas de apurar os resultados das suas promoções ou campanhas de marketing implementadas. Além disso, quanto maior for esse índice, maior é a sua rentabilidade. Afinal, é mais fácil — e barato — aumentar o valor gasto por quem já é cliente do que atrair novos consumidores para o negócio, certo?

Ao mensurar o ticket médio da sua empresa, você é capaz de identificar qual é o foco das suas vendas e quais são os principais pontos que merecem intervenção nesse aspecto. Com isso, pode criar estratégias para aumentar o valor desse indicador — e, consequentemente, o lucro do seu negócio.

Como calcular o ticket médio?

Para calculá-lo, basta determinar um período de tempo para análise — que pode ser um dia, uma semana, um mês, entre outros — e utilizar a seguinte fórmula:

Ticket médio = valor total de vendas / nº de clientes

Para entender isso melhor, imagine que você atendeu 100 clientes em determinado dia, registrando R$ 6520,00 em vendas. Nesse caso, o ticket médio será de:

6520 / 100 = R$ 65,20

Isso significa que cada um dos seus clientes gasta, em média, R$ 65,20 na sua loja.

Como aumentá-lo no negócio?

Agora que você já sabe como calcular o ticket médio, é hora de entender como aumentá-lo. Vejamos, então, algumas dicas práticas para isso!

Revise a precificação dos seus produtos

Comece revisando a precificação dos seus produtos. Isso é importante porque você pode constatar que determinados itens estão com valores abaixo ou acima do preço do mercado, o que compromete a sua rentabilidade.

Ofereça benefícios para compras a partir de determinado valor

Ofereça brindes, cupons de desconto ou frete grátis para compras acima de determinado valor. Isso faz com que os seus clientes fiquem inclinados a gastar um pouco mais na sua loja para aproveitar a promoção, aumentando o seu ticket médio.

Diversifique a sua cartela de produtos

Se você oferece maior diversidade de mercadorias, seus clientes podem aproveitar a ida à sua loja para adquirir mais produtos. Assim, você aumenta o seu ticket médio e ainda deixa os consumidores mais satisfeitos.

Conheça os seus clientes

Entenda bem o que o seu cliente deseja e necessita. Isso é essencial para criar promoções e descontos mais atrativos, adequados ao seu público — e, portanto, mais eficientes.

Enfim, o ticket médio é um indicador muito importante na hora de mensurar os resultados do seu negócio. Como vimos, investir na melhoria dessa métrica pode ser a estratégia que você precisava para aumentar a lucratividade e, com isso, garantir o sucesso da sua empresa!

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