Como sua empresa lida com o volume de informações geradas diariamente na organização — e fora dela? Como você toma as decisões sobre o futuro do seu negócio?

Na Era Digital, diversas ferramentas surgiram para auxiliar os gestores e CEOs de empresas nessas tarefas, como o Business Intelligence e o ERP. Eles podem ser os maiores aliados da sua organização na hora de tomar decisões assertivas sobre os próximos passos do negócio.

Leia este artigo e descubra o que é cada uma dessas ferramentas e a importância de integrar o BI ao ERP no seu negócio.

O que é o Business Intelligence (BI)?

Sua empresa e o mercado no qual ela se insere geram uma série de dados todos os dias. Se analisados e interpretados adequadamente, eles podem servir de embasamento para a tomada de decisão assertiva e de qualidade na sua companhia.

Essa é a proposta do BI, que consiste em um processo de análise e cruzamento de diversas informações. Dessa forma, por meio de ferramentas diversas, o Business Intelligence permite a transformação de dados brutos em informações úteis e valiosas para a corporação.

O que é o ERP?

Uma boa gestão depende do uso de ferramentas e metodologias de análise e acompanhamento das atividades que acontecem no dia a dia da sua empresa. É preciso acompanhar todos os setores e projetos para garantir a qualidade dos resultados esperados.

É aí que entra o ERP (Enterprise Resource Planning). Ele consiste em uma série de sistemas integrados que centraliza todas as informações geradas pela empresa em um só lugar. Ou seja, é uma ferramenta que dá a visão global do que acontece dentro do negócio, em tempo real e em apenas uma base de dados.

Quais são as vantagens de integrar o BI ao ERP?

Enquanto o BI consiste em uma poderosa ferramenta de análise de dados para embasar a tomada de decisão na sua empresa, o ERP é um software que integra todas as informações da organização. Dessa forma, a integração entre esses dois conceitos não é somente possível, mas muito vantajosa para o seu negócio. Quer saber o porquê? Descubra agora os principais benefícios do investimento nessa união!

Gera melhoria nos processos internos

Com o ERP, você é capaz de acompanhar de perto e em tempo real todos os processos da sua empresa. Quando você une esse potencial à análise de dados de qualidade, possibilitada pelo BI, é capaz de identificar gargalos e problemas nos processos internos e, com isso, criar planos de ação de forma a atuar na melhoria contínua.

Permite a identificação de oportunidades

A união do ERP com o BI pode lhe ajudar a identificar problemas no ambiente interno do negócio, mas não é só isso! Da mesma forma, ela também é uma grande aliada na hora de identificar novas oportunidades de investimento que potencializam os ganhos da sua companhia.

Melhora a tomada de decisão da empresa

O ERP reúne todas as informações da sua organização em um só lugar. Portanto, ele é uma importante fonte de dados para a análise realizada pelo BI. Com isso, você gera insumos poderosos para embasar a tomada de decisão do negócio, que passa a ser mais assertiva e eficiente.

Garante atualização dos dados

O ERP funciona em tempo real, o que significa que os dados captados por ele são analisados constantemente. Portanto, ele serve como um grande banco de dados completamente atualizado para a utilização das metodologias e ferramentas de BI, evitando a necessidade de realizar esse processo manualmente.

Entendeu a importância de Integrar o BI ao ERP na sua empresa? Isso potencializará o que cada uma dessas ferramentas tem de melhor e, assim, você cria um diferencial competitivo para o seu negócio e é capaz de se destacar perante o mercado.

Aproveite para entrar em contato com a VP6 agora mesmo e descubra todas as soluções que temos para lhe oferecer!

Escreva um comentário

Share This