Você sabe o que é BI? O Business Intelligence — ou, traduzindo, Inteligência de Negócios — é uma técnica que ajuda as companhias a tomarem decisões operacionais na elaboração das suas estratégias. 

Em resumo, o BI é um agregado de aplicações, funcionalidades e tecnologias que dão suporte à gestão de negócio, por meio da organização, coleta e análise de altos volumes de dados (externos e internos), formando uma relação de efeito e causa entre todas as condições que cercam o âmbito da empresa. Continue lendo o post e saiba mais sobre o que é BI! 

Como esse sistema funciona?

O BI atende a um compromisso singelo: aperfeiçoar a otimização dos negócios na tomada de decisões em toda a companhia. Quando se tem certeza de que sua visão das informações corporativas é efetiva, bem completa e fundamentada, pode esperar que suas decisões o ajudem a criar uma companhia mais equilibrada e organizada.

No momento em que é implantado um sistema, deve-se associar os assuntos e suas possíveis decisões. Vejamos:

  • alinhamento de metas;
  • questões de base;
  • riscos e custos;
  • cliente;
  • métricas relacionadas;
  • decisão relacionada.

Qual é a finalidade desse sistema?

Com a pesquisa de informações realizada por um sistema de BI, a organização se torna apta para estimar seu próprio desempenho, aperfeiçoar uma percepção estratégica de enorme alcance e, com isso, tomar boas decisões.

Desse modo, as instituições que investem em Business Intelligence estão investindo em aprendizagem organizacional, ou seja, no desenvolvimento de conhecimento que leve a melhores níveis de competitividade.

Como o BI pode auxiliar a sua empresa?

Um atributo muito significativo das ferramentas de BI é a eficiência da centralização dos sistemas administrativos para gerar uma visão geral. Além da organização de informações sobre os clientes que a empresa já recolhe, ainda é possível explorar perfis de consumo que estão disponíveis online.

As métricas que os sistemas de BI fornecem permitem aos gestores se sentirem mais seguros ao criarem planejamentos estratégicos, uma vez que conseguem se antecipar às tendências de mercado e diminuir os riscos. Por fim, todas essas estratégias só funcionam se as ferramentas da empresa permitirem a obtenção de informações em tempo real.

Quais são os benefícios da sua implantação?

Com o BI, as organizações modificam suas informações para códigos de fácil associação e assimilação, criando a distribuição dos dados entre a gestão e os colaboradores — definindo os processos corretos, focando o objetivo da empresa e atendendo às necessidades dos clientes.

A seguir, listamos 4 benefícios para a gestão empresarial. Confira:

  • auxilia no planejamento de gestão: o BI trabalha de forma otimizada, facilitando o uso das informações de maneira acertada;
  • ajuda na tomada de decisões: as ações estratégicas não partem de uma ideia subjetiva, mas de dados pertinentes à realidade e ao interesse do cliente e da empresa;
  • minimiza erros e riscos: essas informações dão origem a dados coerentes, organizados e úteis para o plano de negócios; e
  • fideliza clientes: a gestão empresarial fica mais eficiente para atender às necessidades do cliente. Em vez de divulgações pulverizadas e massificadas, a sua empresa pode fazer publicidade direcionada.

Agora que você sabe o que é BI e provavelmente quer aplicá-lo na sua empresa, projete essas soluções para facilitar o acesso às informações gerenciais nas áreas táticas e estratégicas de sua organização.

Gostou do post? Aproveite a sua visita ao blog e entre em contato com a VP6 It Consulting para conhecer nossas soluções de gerenciamento de indicadores de gestão!

Escreva um comentário

Share This